Menu Fixo

terça-feira, 21 de julho de 2015

INCC #1 - O Grande Vilão dos Apartamentos na Planta

Olá pessoas!! Tudo bem?

As opções para compra de um imóvel na planta chegam a parecer boas de mais para ser verdade: a entrada pode ser parcelada como você preferir; não é necessário ter um montante de dinheiro inicial, pelo menos não muito alto; os valores são mais acessíveis; o financiamento pode ser feito a perder de vista, etc. Mas não se iluda! O que parece bom demais para ser verdade, na maioria das vezes acaba sendo mesmo. 

O valor de todas as parcelas, intermediárias e saldo devedor serão ajustados com base no INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Esse ajuste pode ocorrer mensal, trimestral ou anualmente  até a entrega do imóvel dependendo do que foi acordado previamente com a Construtora.

Mas de onde surgiu esse tal INCC?

O Índice Nacional de Custo da Construção é derivado do ICC, criado em 1950 para medir a evolução no custo das construções no Rio de Janeiro (capital federal na época). Em 1985 foi instituído o INCC para abranger todo o território nacional. Ele é calculado mensalmente com base nos preços das capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília).

E como ele afeta as minhas parcelas?

É muito importante simular o cálculo do INCC de suas parcelas antes de fechar negócio com a construtora. Pode acontecer do INCC subir tanto durante o ano que a correção do índice pode superar o valor pago nas prestações e fazer sua dívida crescer ainda mais. Criando uma bola de neve e inviabilizando a quitação da entrega das chaves.



É possível acompanhar a evolução do INCC nesse link.

Não perca os próximos posts da série para aprender como calcular o índice nas suas parcelas, como se precaver e se preparar para as adversidades.

Sintam-se a vontade para comentar, deixar suas dúvidas, sugestões, anseios e devaneios!!

Até a próxima!

[]'s

Nenhum comentário:

Postar um comentário